sábado, 26 de janeiro de 2008

Cada temporada melhor

Desde muito tempo, eu não ficava "paradão" (pros jovens de plantão, "paradão" means "ligado", "vidrado", "obcecado") numa série de TV, quanto mais em duas ao mesmo tempo. HEROES e LOST vieram pra ficar no rol de séries favoritas de 11 entre 5 Nerds que eu conheço, e olha que essa lista não é fraca, não!

Na minha infância, eram o seriados japoneses, de preferência aqueles de "single heroes", tipo JASPION, JIRAYA, LION MAN, SPIELVAN, MACHINE MAN, METALDER, BLACK KAMEN RIDER etc, apesar de eu curtir uma equipe, também, como CHANGEMAN, FLASHMAN etc.

Na adolescência, eu fui pioneiro dos CAVALEIROS DO ZODÍACO, no meu colégio, mas um amigo me apresentou ao ARQUIVO X, e foi nerdisse à primeira-vista. Cara, eu era vidrado em ARQUIVO X. O Mulder e a Scully eram os meus ídolos da adolescência e, com eles, aprendi a ser curioso do jeito que sou hoje, e comecei a aprender a questionar, o embrião da pessoa que eu sou hoje veio daí.

Depois, veio FRIENDS, quando eu comecei a dar grande valor aos diálogos inteligentes e tiradas sarcásticas, trazendo, logo depois, uma admiração por GILMORE GIRLS. Como é que um roteirista podia fazer uma série inteira de TV baseada em diálogos longos, rápidos, coloquiais e sem acrescentar quase nada à trama através deles e, mesmo assim, fazer isso ser legal pra caramba?

Logo antes de eu entrar na faculdade, veio a admiração por SMALLVILLE, mais pela leitura diferenciada dos heróis que eu sempre admirei do que pela qualidade dos roteiros, que são legais (apesar de que o melhor da série eu estou perdendo, agora, que a liga está aparecendo toda!!!), mas falta um "quê" de megassérie.

Mas hoje o negócio está bom. Eu nunca fui muito de assistir coisas que não passassem nem na Sony, nem na Warner, mas AXN e Universal estão dando um naile nos dois mais tradicionais canais a cabo do país.

Os carros-chefe, por si só, pagam o preço da assinatura.

De um lado, uma série que, num plot absurdo, consegue resgatar o comiçhão por teorias conspiracionais e viagens ridículas de Nerds afoitos, além de, facilitado pela internet, trazer vários questionamentos paralelos e uma busca incessante por "spoilers" que eu nunca vi igual antes.

Confesso que, quando a Danny veio me contar o plot de LOST, tentando me atrair para a frente da tela da AXN, eu pensei algo do tipo "cai um avião numa ilha e as pessoas não conseguem sair? que coisa retardada é essa? existe GPS NO MUNDO, GENTE!". Pois é, gente, logo EU, pregador da "suspenção da descrença" pensando algo assim antes mesmo de parar e ver a série.

Mas, quando eu vi o primeiro DVD, comecei a surtar. Cada mistério, cada bizarrice, cada elemento revelado, cada descoberta falsa, cada... nossa! Essa série me fez perder uma semana de sono: eu não dormi enquanto não acabou a primeira temporada!

E, com o passar do tempo, só melhora!

De outro lado, uma série que, de criativo, não tem nada, mas, como smallville, traz uma leitura diferenciada do nosso "mundo dos super-heróis", apesar de dar um significado mais profundo à palavra "leitura", obviamente por questões de direitos autorais. Mas é uma série que empolga pelo rítmo com que as coisas aparecem na trama. E prende você na rente da tela, sempre esperando o esperado, e gostando disso, pois é isso que você espera quando lê uma revista dos X-MEN ou vai ao cinema assistir um filme do EXTERMINADOR DO FUTURO.

Claro que ainda está na primeira temporada e, porcamente comparando, HEROES me empolgou muito mais na temporada de estréia, mas isso não é demérito pra série mais Nerd dos últimos anos. Com o início da segunda temporada, a sensação de "como seria o mundo real com heróis da ficção" já havia acabado, e o mundo já era de ficção MESMO, sem baboseiras. Mas as personagens são muito bem construídas, as situações muito bem apresentadas e a trama muito bem desenrolada, isso tudo numa série que envolve todos os nossos super-heróis favoritos, mesmo que com nomes que não estmos acostumados a escutar (pelo menos não por enquanto).

E a segunda temporada começou bem pra caramba!

Realmente, estamos bem servidos de Nerdices para esse ano: segunda temporada de HEROES, quarta de LOST... E fiquem bem ligados, porque tem muita coisa boa vindo aí em SMALLVILLE, por exemplo.

Nenhum comentário: