sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

QUADRINHOS E CINEMA parte 3

Por que dá certo

Como já foi dito nessa série, história em quadrinhos (HQ) e cinema são mais do que contemporâneos. São univitelinos, gêmeos que o destino separou em mercados quase que completamente diferentes.

Mas tais mercados são tão atrativos que seria impossível pensar na possibilidade de não haver um crossing over entre eles. Só para se ter uma idéia, mais de 18 milhões de americanos lêem quadrinhos mensalmente, o que dá mais ou menos cem vezes o mercado brasileiro. E o mercado do cinema é essa monstruosidade que todos conhecem. Com isso, se você faz um bom filme com personagens de HQ e faz bastante propaganda, só esses 18 milhões já pagam seu orçamento.

Foi pensando em todos esses dados que a indústria dos quadrinhos vem investindo pesado no mercado cinematográfico. Mas não são só filmes novos que prestam.

A DC, detentora dos direitos dos super-heróis mais famosos do mundo saiu na frente de todas as outras editoras quando lançou, nos anos 70, a série de filmes do Superman. Pegue bons roteiros, misture com simplicidade e um ator super-carismático no papel principal e você tem a primeira série de filmes de HQ que realmente empolgou o público das telonas. O carisma de Superman se repetiu agora, em 2007, com Superman Returns, em mais um bom filme da série, pelo talentoso diretor Brian Synger.

Ainda com a DC, Batman Begins, com Chris Nolan no papel principal, veio a apagar as péssimas impressões dos filmes anteriores do morcego (excessão dada ao primeiro filme, de Tim Burton, que, apesar de um Batman robótico e fracote, teve um genial Jack Nicholson como Coringa), já engatilhando uma seqüência que promete, agora em maio, Dark Knight (O Cavaleiro das Trevas, em português, que vai ter um Coringa ainda mais sombrio que o de Nicholson), com certeza, um filme para se dormir na porta do cinema para conseguir o ingresso da pré-pré-estréia (claro, se você não tiver nada de mais importante a fazer na sua vida: NÃO FAÇA NENHUMA LOUCURA: ESTE BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA POR DEMISSÕES SUMÁRIAS DE FUNCIONÁRIOS QUE LEVAM TUDO A SÉRIO).

Dizer que a Marvel só faz filmes ruins seria um crime. Como já malhamos demais a maior editora de quadrinhos do mundo, vamos começar a puxar sardinha para o lado da galera de Stan Lee. É certo que o sucesso veio tardiamente, mas ninguém pode negar que X-MEN, HOMEM ARANHA (a série), DEMOLIDOR, HULK e, mais recentemente, X2, X-MEN: THE LAST STAND, FANTASTIC FOUR: RISE OF THE SILVER SURFER (não, não considero o primeiro FF um bom filme) e GHOST RIDER, são as melhores adaptações de HQ para cinema em todos os tempos. A Marvel, dessa vez, caprichou ao investir em suas marcas. Todos os filmes (com ressalvas a HULK, que assustou pela vanguarda) agradaram o público em geral e trouxeram lucro para a antes quase falida editora. É.... eles não estão brincando em serviço.

Isso sem falar de SIN CITY, 300, 30 DIAS DE NOITE e outras adaptações de editoras menores em tamanho, mas não menores em importância, e, ainda, as independentes, como AMERICAN SPLENDOR, nada menos que GENIAL.

E quanto à ótima comédia estrelada por Will Smith e Tommy Lee Jones, HOMENS DE PRETO? Vai dizer que você não foi pego de surpresa com essa bomba? É... isso é quadrinhos! E dos bons!

Por isso é que quando se diz que para tudo basta boa vontade, boas idéias e bom investimento nada é impossível de se fazer. Principalmente em se tratando de duas linguagens tão parecidas como o cinema e os quadrinhos. É só procurar, ou, agora que está mais fácil, aguardar que tem muita coisa boa por aí. Com certeza.

3 comentários:

Anônimo disse...

Os melhores filmes são da Marvel

Anônimo disse...

Tu tens razão... Os filmes mais bacanas têm sempre a estória original by Marvel. Também acho que o que ajudou a Marvel se re-erguer foi o primeiro filme dos X-Men.

Anônimo disse...

Muito bom este espaço pra discutir adaptações. É fundamental não esquecer que Superman não foi o primeiro filme do gÊnero que fez sucesso, mas o primeiro de uma retomada, como pode ser rapidamente observado em http://www.midianweb.it/cinecomics/schede/main.asp , mesmo sem entender italiano dá pra sacar que tem muitos filmes anteriores e vários fizeram sucesso. Desde Pafúncio e Marocas (Bringing Up Father) até o seriado do Superman (que foi feito pro cinema, é bom lembrar).

Luiz, mantenha a discussão viva. 'Nough said.

Glauco