quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Desabafo de um Nerd Frustrado

Eu estava procurando uma lista de filmes brasileiros pra fazer uma enquete legal, hoje, só pra refrescar a minha cabeça e ver quais filmes saíram em 2007. Deu pane.

O fato é: fui muito pouco ao cinema, este ano. E, de brasileiro, na telona, só assisti o, já comentado aqui, TROPA DE ELITE. Bizarro. Houve um tempo que eu ia ao cinema toda quarta e sábado, sozinho ou acompanhado, fizesse chuva ou Sol; eu ia, fielmente, em todas aquelas segundas-feiras em que o Cinemark exibia um batalhão de filmes nacionais, para quebrar esse preconceito idiota que o povo tem em assistir filmes falados originalmente em português (aliás, aguardem, aqui, algo sobre dublagem, que é uma coisa que me tira do sério), adorava o Espaço Unibanco... bom, vocês me entenderam.

Por um lado, é uma vergonha, eu sei, que uma pessoa que se propõe a falar de cinema e HQ's vá ao cinema apenas duas vezes por mês, mas, depois que o ano termina, por outro lado, percebemos as causas disso: este ano foi fraquíssimo no quesito "filmes que me fazem tirar a bunda da cadeira e ir até o cinema mais próximo pagar 12 mangos para ficar duas horas preciosas da minha vida assistindo". Principalmente às quartas-feiras, se você mora no Parque São Domingos e é um ativista-eco-chato-anti-carros.

Fui quase tanto ao teatro quanto fui ao cinema, este ano. Isso, levando-se em consideração uma pessoa que assistia, no máximo, uma peça ao ano, é muita coisa!

Outro fator foi o econômico: me mudei para São Paulo, este ano, uma cidade com custo-de-vida altíssimo, precisei pagar aluguel, resolvi dar uma zerada nas dívidas e, por fim, há o preço abusivo das salas de cinema nessa cidade louca.

Me nego a pagar 20 mangos por cabeça pra assistir um blockbuster. Prefiro esperar e pagar cinco pra família toda assistir o filme.

No quesito "filme nacional", a coisa foi fraquíssima, mesmo! Fora TROPA DE ELITE, que me fez sair de casa para assistí-lo, teve o A VIA LÁCTEA que, por eu morar no Parque São Domingos, não deu para ver em São Paulo, e ele não tem previsão de sair no Unibanco em Santos, o que dificulta um pouco as coisas (juro que checo a programação semanalmente e, assim que sair por lá, eu vou assistir com o maior prazer!), e mais nada.

Fica difícil variar as coisas por aqui quando uma das coisas das quais me proponho a falar é tão fraca.

Hoje, quase falei de HQ, de novo. Inclusive, a enquete é sobre o assunto do post anterior. Mas resolvi fazer esse desabafo. E, prometo, vou começar a falar de filmes específicos, aqui, nem que seja de filmes em home vídeo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Haa, cara, é mesmo revoltante... 2007 foi pra mim um ano mais ou menos como o seu, sem muitas idas ao cinema como eu costumava fazer. Tive sim uns problemas. Fiquei sem amigos pra ir. Os que iam comigo me abandonaram literalmente e como ir sozinha não tem graça... Fiquei maior na vonts de ver um monte de filme. Só vi "Tropa de Elite" porque minha professora passou. Nem na TV direito eu via filmes. Enfim, espero que esse ano seja um ano melhor para o cinema brasileiro e pra nós também!
;)